Outros brinquedos da infância

julho 03, 2010

Depois do sucesso do post sobre os brinquedos que foram de minha infância e de meus amigos e parentes, pude perceber que muita gente relembrou com saudades de uma época pré-internet onde podiamos usar a imaginação para divertir e segurança para brincar nas ruas. Novamente eu trago alguns brinquedos que eu lembrei que fizeram parte da minha história e das pessoas que conviveram comigo. Relembrem comigo um tempo bom e que não volta mais.


No Natal de 1981, eu ganhei o Moto Pista do seriado Chips que era um sucesso na TV naquela época. Como eu me divertia brincando com isso.

Minha irmã tinha essa boneca da Mônica que era da Trol, do final dos anos 70. Ela dava tanto banho nessa boneca que chegou a ficar com a pintura descascada.


Nos anos 80, todos os garotos sonhavam com um Ferrorama, eu não ganhei um desses, mas podiamos nos divertir com o meu primo que possuia.

O Sítio do Pica Pau na Rede Globo era imperdível, e a Emília da Estrela foi uma das bonecas que minha irmã adorava. O sucesso foi tanto que a Estrela lançou duas bonecas dessas em tamanho diferentes para diferentes tamanhos de bolsos.


No começo dos anos 80, um brinquedo que eu cobiçava porém não ganhei foi o Cine Show da Estrela, ele projetava slides com personagens da Disney na parede. Tinha uma versão com o Pelézinho, personagem do Maurício de Souza.

No final dos anos 70, a Estrela lançou a Pedrita e o Bam Bam, tal como no desenho Os Flintstones. Minha irmã queria porém não ganhou.

Antigamente, aos Domingos, todo mundo sentava para jantar assistindo Os Trapalhões com o Renato Aragão. E o momento mais aguardando pela criançada era o sorteio das cartas dos fãs no fim do programa, onde um dos brinquedos sorteados era a Família Tra-la-la da Hering. Um piano que ao tocar nas teclas, os bonequinhos abriam e fechavam a boca.


A Trol fez muito sucesso com as Fofoletes nos anos 80, depois disso lançaram as Minuches que eram "fofoletes gigantes" e vinha numa sacolinha de papel.

Eu acho que o robozinho Roby da Trol, todo mundo deve ter tido quem foi criança nos anos 80, cabia na palma da mão de tão pequeno. Ele vinha dentro de uma esfera de acrílico, tinha várias cores e era movido à corda. Todo mundo adorava criar trilhas e obstáculos para esse robô passar por cima.

A batedeira e o liquidificador de brinquedo, acho que toda a menina nos anos 80 deve ter tido um. Pelo menos, as minhas irmãs, amigas e primas tiveram.



Esses robôs foram o sonho das crianças nos anos 80. Eram o Percival que vinha com o jogo Genius na cabeça e o Ar-Tur, todos eles funcionavam com  o controle remoto.


Minhas irmãs começaram a colecionar as casinhas miniaturas da Gulliverlândia que vinha com um personagem dentro. Mas não conseguiram terminar porque acabou saindo de linha.


O trenzinho Vai e Vem do Mickey foi lançado no fim dos anos 70 e eu queria muito, mas não ganhei.


Minhas irmãs adoravam colecionar essas bonecas que elas chamavam carinhosamente de "Peladinhas", tinha vários modelos, tinham um cabelo bem longo e vinham de brinde numa marca de shampoo.

Quem se lembra do Pé na Tábua da Estrela, era um carro de fórmula I que vinha com um pedal que se encaixava na traseira do carrinho, depois era só dar uma pisada bem forte que o carro era impulsionado pelo ar.

 O Lego também é desses brinquedos todo mundo já brincou, se não fosse o original tinha aquelas imitações que distraiam a criançada.


As bonecas Les Girls foram lançadas no fim dos anos 80, e se vestiam na última moda da época. Era uma espécie de fashion doll, uma prima minha tinha essa boneca.


O Trenzinho Musical da Estrela era muito legal, vinha com 4 disquinhos que eram colocados no topo do trem para tocar uma melodia.


Toda menina nos anos 80 deve ter desejado muito ter uma Pip Pop da Estrela, uma pipoqueira que funcionava de verdade. Os meninos só topavam brincar de casinha quando tinha pipoca de verdade na brincadeira.


O ursinho Teddy Ruxpin era fantástico tinha um toca-fita nas costas onde se colocavam fitas K7 com histórinhas para crianças. Ele contava as histórias, mexendo a boquinha e piscando os olhos. Eu me lembro que era caríssimo.


 Esse é o Merlin da Estrela, eu tenho ele até hoje, só que queimou as lampadinhas. Era um jogo eletrônico muito legal.


 O Playmobil era o sonho de qualquer criança, tanto meninos como meninas podiam brincar. Eu queria, mas meu pai não comprou, um dia eu achei um na rua sem cabelo e o carregava para onde eu ia.

Mais postagens nostálgicas estão no blog Nostalgiarama

You Might Also Like

14 Comments

  1. oie, eu também tenho o Merlin ainda, mas perdi há muito tempo a folha com a composição das músicas, será que você conseguiria?

    se tiveres e puderes me enviar meu email é magdapinalli@hotmail.com

    agradeço sua atençao.
    abraços magda

    ResponderExcluir
  2. Olá Magda, infelizmente eu não tenho, pois eu comprei esse brinquedo sem caixa e sem instruções.É uma pena não poder ajudar vc.

    ResponderExcluir
  3. o robozinho da trol azul é muito legal, tive um nos anos 80, era azul, e se não fosse tão caro, com certeza compraria de novo....

    ResponderExcluir
  4. EU TIVE UMA MONICA DESSA ,MINHA MAE EMPRESTO PARA UMA CRIANÇA E NAO DEVOLVERAM MAIS QUERIA MUITO COMPRAR OUTRA TENHO UMA FILHA QUE SE CHAMA MONICA RSRS ADORO !!!!!! QUEM SoUBER ONDE TEM ME DA UM TOQUE!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. vendo um ursinho Teddy Ruxpin para colecionador
    inayarap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o seu blog!!
    Tive daqueles blocos de montar, mas na "minha época" se chamava POLY (hoje é Lego).

    ResponderExcluir
  7. O Robô roby está a venda? se sim me escreve, rspinola@bol.com.br
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog não vende mercadorias, apenas apresenta os produtos de maneira informativa.

      Excluir
  8. meu deeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuuuuuussssssss,vo chorar incansavelmente,amei a pagina!eu tive o playmobil,ferrorama,mais nao essa da q soltava fumaça era utro,tipo trem eletrico o formato,mais era ferrorama,tive o cineminha e tbm e tremzinho cm os discos!eu qeria apipoqeira,baaaah,nem ligava se era so pa meninas,eu qeria era por causa das pipocas,era loucoooo,mais nao realizei meu sonho na epoca ne,agora,tcharaaaaaaammmmm!comprei uma pra mim,mais nao exatamente q nem essa!e uma da malory!do mesmo formato e melhor!huhuhu realizei meu sonho!so falta agora meu carrinho de controle remoto,mais um q nao realizei!fuiiiii,grande abraço,,,,valter junior!

    ResponderExcluir
  9. eu tenho um merlin sem a tampa traseira.
    o seu tem a tampa.
    lumariadecoradora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá João! Você sabe de alguém que estaria vendendo o Robô Roby? Abs

    ResponderExcluir
  11. Meu irmão e eu tivemos vários robozinhos Roby, mas eu SEMPRE desmontava para ver como era por dentro. Que saudade gostosa, muito bom ver isso aqui!!!!

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista