Recruta Zero ganha revista em quadrinhos pela Pixel Media

março 01, 2012




Personagens de Mort Walker são destaques em revista com outros clássicos dos quadrinhos

Conhecida por projetos bem sucedidos no segmento de HQs infanto-juvenis, a Ediouro – por meio do selo Pixel Media – traz um lançamento no universo dos quadrinhos adultos. Para essa incursão, a editora reuniu os principais nomes dessa literatura, tendo à frente os americanos Mort Walker e Dik Browne. Intitulada Recruta Zero e Outros Clássicos, a publicação trará, histórias completas do mais querido e insubordinado soldado dos quadrinhos – quebrando um jejum de mais de 20 anos sem revistas do personagem. Atualmente, no Brasil, Zero (Beetle Bailey) e seus companheiros de caserna estão disponíveis apenas na forma de compilações ou, mais comumente, em tiras de jornais.


Recruta Zero e Outros Clássicos chega às bancas em 64 páginas coloridas. Cerca 30% da revista será destinada unicamente ao soldado preguiçoso e seus companheiros de caserna. As demais darão vez a Hagar, o Horrível; Zezé & Cia; A Arca dos Bichos; Os Sobrinhos do Capitão; além de outros. “Esta revista é um dos muitos lançamentos que a Pixel programou para este ano, ampliando a sua linha de quadrinhos que já conta com as revistas Luluzinha Teen, Luluzinha e Bolinha. E ainda vamos trazer muitos outros personagens queridos que, há muito tempo, não mostram a cara nas bancas!”, revela o editor da Ediouro, Daniel Stycer.

Walker e Browne – 60 anos de quadrinhos
Criado em 1950 pelo cartunista americano Mort Walker, Zero nasceu inicialmente como um estudante universitário. Diante de pequena repercussão e influenciado pela Guerra da Coréia, no ano seguinte, Walker decide alistar o personagem no exército – gerando imediato interesse de cerca de 100 jornais. Com seu jeito anárquico e suas máximas de exaltação do ócio (“Nunca deixa para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã” e “É engraçado como o tempo voa quando estamos de folga”), Zero comandou – ao lado de seus companheiros Quindim, Platão, Dentinho, Roque, Cosme e o famigerado Sargento Tainha – verdadeiras paródias do serviço militar que se espalharam por mais de 52 países, em todo o mundo.

Em 1954, com o fim da Guerra da Coréia, Walker decide investir em novas tiras, apresentando a família de Zero. Alia-se, então, a seu amigo Dik Browne e cria Zezé & Cia (Hi and Lois), obtendo grande sucesso. Em 1968, Walker cria a Arca dos Bichos (Boner’s Ark), uma espécie de arca de Noé maluca com bichos falantes.

O próximo grande sucesso surge de um projeto solo de Dik Browne, o estabanado viking Hagar, o Horrível. Criado em 1973, o personagem (fisicamente inspirado no próprio Browne) torna-se célebre imediatamente, quase tão popular quanto Zero.

As tiras de ambos os autores são produzidas ininterruptamente até hoje. Após a aposentadoria dos cartunistas, seus respectivos filhos assumiram a produção das tiras mantendo a qualidade que as popularizaram.


Selo Pixel Media – Consumo e Mercado
A iniciativa de publicar clássicos dos HQs mundiais nasceu após o sucesso de público obtido com o projeto multiplataforma Luluzinha Teen e Sua Turma e as bem recebidas publicações de Luluzinha e Bolinha clássicos. Pesquisa da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, (Esamc) aponta que 40% dos leitores de quadrinhos preferem histórias antigas às novas. Segundo o levantamento, 77% desses consumidores são das classes A e B; 81,5% possuem escolaridade acima do ensino médio; e 71,7% lê até 10 revistas por mês. Dentre os colecionadores, 28,1% gastam mais de 30 minutos diários com a leitura de quadrinhos.

Em 2011, o selo Pixel Media contabilizou mais de 1,5 milhão de tiragem de suas revistas, entre edições regulares, especiais e almanaques. Para o ano de 2012, planeja-se um aumento de 15% nas tiragens – resultante de aumento de vendas e novos lançamentos.

Via: CR Comunicação

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