Dica de Leitura - Kitsch & Design Gráfico

junho 30, 2012



Kitsch e design gráfico é uma pequena e preciosa obra, na qual o Autor faz um levantamento da ocorrência da linguagem do Kitsch na produção brasileira. Em seu ensaio, Kiewagen caracteriza e historiza o Kitsch, comenta suas relações com o design gráfico e, finalmente, atualiza tais noções especificamente na área da mídia eletrônica. Em seguida, apresenta uma sucessão de exemplos comentados, numa vasta iconografia em policromia e P&B. De tiragem limitada, trata-se de um daqueles títulos que se tornam singulares em qualquer prateleira, dada sua riqueza e previsível raridade.

Do texto de apresentação à obra:

"Para quem acreditava que o Kitsch estivesse ultrapassado, fora de moda, o livro de Jefferson W.Kielwagen vem para provar o contrário: o Kitsch está vivo, sim, e passa muito bem. Ancorado nas teses de Eco e Moles, apresentadas de modo cristalino, o autor vai desvendando para nós, seus leitores, os modos e modas do Kitsch contemporâneo, potencializado agora pelos recursos da informática, com seus cliparts e efeitos pré-fabricados. É aqui que a prosa do autor se mostra mais afiada, atingindo não apenas os chamados ' micreiros' amadores, mas também os profissionais formados em nossas escolas de design, que usam e abusam dos recursos gráficos e digitais disponíveis, às vezes deliberadamente, mas em outras ocasiões, de modo ingênuo ou preguiçoso..." (Silnei Scharten Soares)".

Formato: 14x21cm
Nº de páginas: 104
Ano de publicação: 2005
Edição: 1ª

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista