Os 15 Melhores Filmes de Fantasia do Cinema

julho 01, 2012

A Sétima Arte foi inventada para nos iludir e transmitir emoções como medo, ternura, alegria, tristeza, tensão, tesão, enfim uma gama de sentimentos os quais existem filmes em todas essas categorias. Existem aqueles filmes de fantasia, que acabam se tornando contos de fadas moderno. Conheça uma lista criada pela revista especializada em cinema, Total Film:

1) O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (The Lord of Rings - The Fellowship of Ring, 2001) - Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.


2) O Cristal Encantado (The Dark Crystal, 1982) - Há muitos e muitos anos numa terra longínqua, O Cristal Encantado era a fonte da verdade no universo. Mas ele foi partido, gerando o caos e originando duas raças: os terríveis Skeksis e os pacíficos Mystics. Segundo uma velha profecia, tudo voltará ao normal se o Cristal for restaurado por um ser da raça Gelfling, qando os três sóis se alinharem numa grande conjunção. O problema é que os Skeksis se apossaram do poder do cristal, e pretendem reinar para sempre. Para evitar que a profecia seja cumprida, tentaram acabar com os Gelflings. Mas ainda resta Jen, e é a ele que cabe a tarefa de reestabelecer o equilíbrio.


3) A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi, 2001) - Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber através de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva. Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar dos pedidos para voltarem ao carro, Chihiro acaba seguindo junto com eles para descobrir que ele leva a um mundo aparentemente deserto, onde existe uma cidade sem nenhum habitante. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível em uma das casas, enquanto que a própria Chihiro decide explorar um pouco a cidade. Entretanto, logo ela encontra com Haku, um garoto que lhe diz para ir embora da cidade o mais rápido possível. Ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos, enquanto que misteriosos seres começam a surgir do nada. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.


4) O Último Unicórnio (The Last Unicorn, 1982) - Um bravo unicórnio, que descobre talvez ser o último de sua espécie, vai em busca de seus semelhantes, para isso tendo que atravessar terras longínquas. No caminho junta-se a um mágico, e ambos enfrentarão um malvado rei cujo objetivo é o de capturar todos os unicórnios do mundo.


5) Labirinto (Labyrinth, 1986) - Totalmente frustrada por ter que cuidar do irmão mais novo em mais um final de semana, a adolescente Sarah (Jennifer Connelly), que possui muita imaginação, acaba dando vida aos duendes personagens do seu livro favorito Labirinto, para que eles sumam com o bebê. Mas quando o pequeno Toby realmente desaparece, Sarah precisa ir atrás dele neste mundo de conto de fadas e tentar resgatá-lo das mãos do maldoso Rei dos Duendes ( David Bowie). Protegendo o castelo, encontra-se o labirinto - um emaranhado de armadilhas repleto de estranhos personagens e perigos desconhecidos. Com o intuito de salvar Toby a tempo, Sarah terá que enganar o rei ficando amiga dos duendes que o protegem, na esperança de que a fidelidade deles não passe apenas de uma ilusão num lugar em que nada parece ser o que é!


6) A História Sem Fim (The Neverending Story, 1984) - Bastian (Barret Oliver) é um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia, como as provas do colégio, as brigas na escola e a perda de sua mãe. Um dia, após se livrar de alguns garotos que insistem em atormentá-lo, ele entra em uma livraria. Lá o proprietário mostra um antigo livro, chamado A História Sem Fim, o qual classifica como perigoso. O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro emprestado sem ser percebido. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. A imperatriz local (Tami Stronach) está morrendo e, junto com ela, o mundo em que vive é aos poucos devorado pelo feroz Nada. A única esperança é Atreyu (Noah Hathaway), que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian.


7) A Princesa Prometida (The Princess Bride, 1987) - Bela princesa (Robin Wright) faz pacto de amor com um camponês (Cary Elwes), mas quando recebe a notícia de que ele morreu, vítima do cruel pirata Roberts, decide aceitar o pedido de casamento de um príncipe sinistro (Chris Sarandon). Nas vésperas do casamento, contudo, ela é raptada por um trio muito estranho, constituído por um exímio espadachim que possui seis dedos, um gigante retardado de força descomunal e um intelectual baixinho especialista em resolver enigmas. Surpreendentemente, quem aparece para resgatá-la é o camponês. Na verdade, ele é o pirata Roberts, um aventureiro cheio de malícia, que derrota sucessivamente e em cada uma das suas áreas de especialização, os três bandidos.


8) A Lenda (Legend, 1985) - O Senhor das Trevas deseja matar os últimos unicórnios existentes na terra, fazendo assim com que a escuridão caia sobre o mundo e ele possa sair de sua caverna onde está protegido da letal luz do sol. Mas apenas alguém pura e bela como a princesa Lily (Mia Sara) pode atrair os unicórnios. Capturada por uma armadilha, o Senhor das Trevas prepara uma cerimonia de casamento com a princesa Lili no qual ela irá matar o último unicórnio, causando a perdição em toda a humanidade. Então, o jovem Jack (Tom Cruise) e um grupo de criaturas tem que entrar na caverna antes que a noite caia para sempre e confrontar o Senhor das Trevas num duelo onde eles vão precisar de toda a ajuda que puderem.


9) O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939) - Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ele deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.


10) Bandidos do Tempo (Time Bandits, 1981) - Garoto, na companhia de anões caçadores de tesouros, parte em uma aventura diferente. Dotados de um mapa, eles viajam no tempo ao mesmo tempo em que fogem do perigo.


11) Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and The Prisioner of Azkaban, 2004) - O 3º ano de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se aproxima. Porém um grande perigo ronda a escola: o assassino Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas. Para proteger a escola são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.


12) Willow na Terra da Magia (Willow, 1988) - Numa terra mística onde o mágico é real, vive Willow Ufgood, um pequeno fazendeiro Nelwin que sonha em ser um feiticeiro. Willow se torna guardião de um bebê pertencente aos Daikinis, guerreiros temidos pelos Nelwin. De acordo com a profecia, a criança deverá destruir a malvada feiticeira Bavmorda e acabar com seu reinado de terror... A menos que a bruxa possa destruir a criança primeiro. Willow começa uma perigosa e fabulosa jornada para manter a criança a salvo, junto a dois duendes gozadores, um guerreiro rebelado e um feiticeiro bondoso. Sua viagem numa terra dilacerada pela guerra se torna uma odisséia de selvagens batalhas e a fuga de Bavmorda. Só resta ao povo de Nockmar e as forças rebeldes reunirem seus guerreiros e convocar todos os poderes num empenho pela vida de uma criança marcada pelo destino.


13) Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, 1990) - Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.


14) A Pequena Sereia (The Little Mermaid, 1990) - Ariel é a filha caçula do Rei Tritão, comandante dos sete mares, que está insatisfeita com sua vida. Ela deseja caminhar entre os humanos para conhecê-los melhor, mas sempre é proibida por seu pai, que considera os humanos como sendo "bárbaros comedores de peixe". Até que ela se apaixona por um jovem príncipe e, no intuito de conhecê-lo, resolve firmar um pacto com Úrsula, a bruxa do reino, que faz com que ela ganhe pernas e se torne uma verdadeira humana. Porém, Úrsula também tem seus planos e eles incluem a conquista do reino de Tritão.


15) O Feitiço de Áquila (Ladyhawke, 1984) - Europa, século XII. O Bispo de Áquila (John Wood) toma consciência que sua amada, a bela Isabeau (Michelle Pfeiffer), está apaixonada por Etienne Navarre (Rutger Hauer), um cavaleiro. Áquila fica possuído de raiva e ciúme e lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre toma a forma de um lobo, sendo que desta forma fica o casal impedido de se entregar um ao outro. Eles têm como único aliado Phillipe Gaston (Matthew Broderick), mais conhecido como Rato, que é o único prisioneiro que escapou das muralhas de Áquila.

You Might Also Like

2 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista