Tendências para o futuro - Moradia e Trabalho

novembro 27, 2009

Hoje eu inicio alguns artigos sobre tendências para o futuro, vou começar falando sobre o que será tendências em relação a moradia para o futuro. Felizmente, consegui encontrar algo perfeito para ilustrar isso, a imagem acima é um complexo imobiliário chamado I-City, será construído em Shah Alam na Malásia, é um ótimo exemplo do morar futuramente, a tendência é começar a existir micro-cidades tal como as antigas vilas na Idade Média que eram muradas e na parte interior ficava todo o comércio e moradias perto de um castelo principal, assim será no futuro também.
Com a crescente violência nos grandes centros e pessoas estressadas e com a saúde comprometida por causa do trabalho, se começa a pensar num conceito de residência e comércio, são complexos construídos onde se tem toda a infra-estrutura necessária que um indivíduo precisa para morar e trabalhar, sem que ela tenha necessidade de se deslocar em grandes distâncias como outros bairros ou outra cidade. Como no caso do I-City, tem todo o setor residencial com apartamentos para várias classes sociais e também o setor de trabalho com os escritórios e salas comerciais, escola, academia de ginástica, clubes, shopping, supermercado, farmácia e etc, tudo isso bem perto, em um só local. O indivíduo pode por exemplo sair do trabalho e já está dentro do shopping, se ele esqueceu de enviar um e-mail importante da empresa, em qualquer ponto do complexo tem conectividade com internet, também pode ir caminhando até o trabalho, economizando combustível, acabando com o sedentarismo e evitando poluir o ambiente com seu automóvel. Não precisa se preocupar em apanhar as crianças na escola, já que a escola é praticamente na porta de seu domicílio. Esse tipo de construção é inteligente e sustentável também, existem sistemas de aproveitamento da água da chuva e reciclagem dá água. É o consumo consciente e ecológico dos recursos naturais.
Esse conceito de morar se une ao de trabalhar, pois segundo os especialista num prazo dos próximos 10 anos, a grande maioria das pessoas irão trabalhar em casa, por isso começou-se a se inserir um novo cômodo na casa, o Home Office, ou seja o escritorio em casa. Os pais do futuro irão ser mais presentes na vida de seus filhos, haverá mais tempo para lazer no futuro, já que a Internet está cada vez mais veloz e as informações podem ser enviadas com mais agilidade e o chefe de um empresa pode passar instruções ao seus funcionários via teleconferência. Uma das previsões para o futuro é o desaparecimento dos computadores desktops, pois o consumo de computadores notebooks e netbooks aumentaram muito. As pessoas poderão viajar e se deixarem alguma coisa pendente podem sair mesmo assim, pois poderão enviar tudo pela Internet, sem sacrificar seu programa com a família.

You Might Also Like

1 Comments

  1. amei a materia!! Ainda mais onde trabalho.... inovação e futuro...
    ótimo o seu blog! Parabéns!!

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista