Cuidados na hora de comprar brinquedos

dezembro 19, 2009


Todo o ano é mesma coisa para que tem crianças para presentear, eu tenho 3 crianças adoráveis para presentar, cada uma de faixa etária diferente. O que me chamou atenção foram os amigos meus que falavam em comprar brinquedos no Paraguai, por ser mais barato. Fui em um comércio em minha cidade que comercializa produtos vindos de lá, e fiquei surpreso ao ver que os tais brinquedos estavam mais caros que os nacionais, como pode ser tal coisa? O Dólar não estava baixo?

Eu já havia comprado alguns presentes em uma loja nacional bem conhecida, e os preços lá estavam ótimos comprei brinquedos nacionais com a certeza que eles tem garantia de troca caso tenham defeitos e o processo de fabricação é totalmente correto, dentro da legislação e ainda possuem o selo ABRINQ e do INMETRO com o indicativo da respectiva faixa etária adequada.

Já os brinquedos que vem do Paraguai já não posso dizer o mesmo, posso dizer com todas as letras que é artigo vagabundo mesmo, sem falar que é um incentivo à pirataria e a falsificação. Possuem materiais fracos que podem estragar facilmente criando pontas que podem causar acidentes graves, alguns produtos contém indicação de faixa etária mas em inglês. Algumas empresas da China que agora monopolizou a fabricação de brinquedo fabricam de maneira séria e correta, os produtos da Mattel e da Disney, mas outras menores utilizam muito chumbo nos pigmentos que podem ser tóxicos para crianças, mão de obra escrava que incluem crianças trabalhando em locais sujos e sem segurança, já houve casos de bichos de pelúcia com caco de vidro dentro, portanto todo cuidado é pouco

Outra coisa que é importante observar e nós brasileiros raramente prestamos atenção é se o brinquedo está de acordo com a faixa etária da criança. Não adianta por exemplo, você dar uma boneca Polly Pocket para sua filhinha de 2 anos só porque ela teve um chilique na loja querendo o brinquedo, você observou como as peçinhas são minusculas, a criança pode por na boca e sofrer um sufocamento. Nós designers estudamos justamente para isso para seu filho usufrua de um brinquedo que vai acompanhar sua faixa etária. Brinquedos para bebês e crianças de até 5 anos, não podem conter peças pequenas, ter pontas e ser pesado.
Preste atenção nos brinquedos eletrônicos, se o ruído não está alto demais pois pode causar problemas de audição.
Crianças com problemas respiratórios, jamais devem ganhar brinquedos com pelúcia ou outro tipo de tecido felpudo que possam acumular poeira criando um ambiente para proliferação de ácaros, compre sempre de plástico, borracha ou tecido lavável.

Eu sou da opinião que criança deve ter brinquedo lúdico, detesto essas bonecas falantes e outras parafernálias que acabam roubando a criatividade da criança de interagir com o brinquedo, de criar seu universo e histórias fantasiosas. Tanto que a última moda entre os garotos é o ioio, um brinquedo milenar, simples e que não fala e nem dispara laser.

Se você ainda não comprou nada, corre o risco de deixar sua criança decepcionada, pois com a Crise Mundial, as lojas ficaram com um certo receio de estocar e encalhar tudo, por isso se acabar os brinquedos não vai haver reposição. Então corra rápido.

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista