Brinquedos que sonhamos

dezembro 21, 2009

BRINQUEDOS DOS ANOS 90


O Tamagotchi foi um bichinho virtual, que nascia e precisava ser cuidado. Muitas crianças nos anos 90 choraram muito quando o seu bichinho morria.


Nos anos 90, as séries japonesas eram imperdíveis, entre elas o Jaspion, que virou um brinquedo também.

Os Cavaleiros do Zodíaco, foi um anime que virou uma febre entre os meninos dos anos 90.

O Rei Leão fez um sucesso enorme no cinema e não poderia deixar de ser um sucesso em brinquedos também.


A boneca Lu Patinadora foi uma das bonecas que mais fizeram sucesso nos anos 90.


Quem se lembra do Lango Lango, uma coleção de monstrinhos horrorosos que davam socos?


Uma mania que fez a cabeça da garotada foi a Mola Maluca, todo mundo tinha uma, geralmente eram em cores fluorescentes e tinha aquelas de metal que eram mais caras.


"Vocês tem que me amar", essa era frase de Baby da Família Dinossauro, que fez um sucesso grande nos anos 90.

No início dos anos 90, esse era o sonho de meninos e meninas, poder sair por ai num Walk Machine.



BRINQUEDOS DOS ANOS 80


O Aquaplay era um joguinho que usava água, tanto os garotos como as garotas adoravam brincar com isso. As mães ficavam loucas de raiva, pois era impossível não sair pingando água pela casa.



As minúsculas bonecas Fofoletes também fizeram parte das brincadeiras de minhas irmãs, elas vinham numa caixa de fósforo ou num ovinho. A Estrela relançou, mas muito diferente da que existia nos anos 80.



A boneca Bate Palminha cantava: "Bate palminha, bate, palminha de São Tomé, bate palminha, bate pra quando papai vier". Toda menina queria uma dessa de presente de aniversário.


Os Transformers era uma série animada que virou brinquedo sensação nos anos 80 e agora eles voltaram por causa do mega sucesso do filme no cinema.


O Genius talvez seja um brinquedo-ícone dos anos 80, ele montava uma sequência de sons e cores e as pessoas tinham que repetir essa sequência sem errar.


O Rambo, um herói que fazia a maior matança no cinema e ficou mais light no desenho animado, também virou um boneco de ação cobiçado por todos os garotos.


Logo no início dos anos 80, a mania do Cubo Mágico pegou o mundo inteiro. Só se via gente torcendo e retorcendo tentando resolver esse quebra-cabeça.


Na extinta Rede Manchete tinha o programa infantil "Clube da Criança", apresentado pela lourinha Angélica. A boneca tinha a manchinha na coxa que Angélica tem.


Um dos desenhos emocionantes, os Thundercats que fizeram sucesso nos anos 80, também viraram bonecos de ação, eles acendiam os olhos como na série.


A Moranguinho e sua turma foi uma sensação das garotas dos anos 80, inclusive de minhas irmãs. Ela foi reeditada e modernizada para as garotas de hoje.



A Rede Globo exibia um seriado no domingo chamado "Profissão Perigo", o mocinho do seriado chamava Mac Gyver, era um gênio, ele usava mais a inteligência do que a força bruta. Ele criava coisas do arco da velha como explosivo de casca de banana, eramos crianças e acreditávamos que era verdade. Virou boneco de ação.


Nos anos 80, passava uma série animada chamada "Meu Querido Pônei", que virou brinquedo. Eu até presentei minha irmã caçula com um desses, ela adorava fazer trançinhas e pentear as crinas do boneco.


No início dos anos 80, tinha o programa infantil Balão Mágico, apresentado pela cantora Simony e tinha um extraterrestre muito atrapalhado chamado Fofão que tinha vindo da Fofolândia. Virou um boneco que foi o terror das crianças por causa de uma lenda urbana que ele era um brinquedo assassino. Que bobagem, o pobre boneco foi injustiçado nos anos 80.


Quando o programa Balão Mágico terminou em 1986, quem assumiu a programação infantil foi a Xuxa, que virou boneca em dois tamanhos, uma grande de 70 cm e outra pequena do tamanho da Barbie.


O desenho animado He-Man era um sucesso estrondoso nos anos 80, todo mundo saia às pressas do colégio para poder assistir. Meus primos colecionavam os bonecos da série.



Com uma carinha de choro e um jeito carente, as bonecas Quem Me Quer era o sonho de toda a garota que as queriam no colo. Possuiam corpo de tecido e cabelo de lã.

Nos anos 80, o SBT exibia o seriado Super Máquina, que era um carro computadorizado com inteligência própria, me lembro os garotos viviam comentando os episódios no dia seguinte no colégio, e consequentemente tinha que virar brinquedo.



Os Ursinhos Carinhosos, foi uma febre nos anos 80, quem não tinha o tamanho grande que era de pelúcia, tinha o pequenininho que era de borracha.




A boneca Barbie chega ao Brasil em 1981, bem atrasadinha praticamente 20 anos depois de ter sido criada. Minhas irmãs brincaram e agora chegou a vez de minhas sobrinhas.



BRINQUEDOS DOS ANOS 70


A Amiguinha da Estrela, era uma "bonecona" de 90 cm, toda menina queria essa boneca gigante.

O Fusca Bate e Volta era outra sensação entre os garotos naquela época.


Nos anos 70, não existia Barbie no Brasil, então tinhamos a Susi, a boneca foi a nossa "fashion doll".


Antes de existir o Max Steel, esse era o boneco de ação mais cobiçado pelos garotos, eu queria um, mas meu pai não entendia que o Falcon era um boneco para meninos. Ele tinha os olhos que mexiam e um cabelo que parecia camurça e tinha o jipe dele que era um sonho de consumo também.


A boneca Mãezinha embalava o bebê cantando cantigas de ninar e movendo os braçinhos, foi reeditada pela Estrela recentemente.



O Auto-rama do piloto Emerson Fittipaldi, o grande nome da Fórmula I nos anos 70, era o sonho dourado de todo garoto nessa década.

O boneco Feijãozinho dos anos 70 era bem diferente do reeditado pela Estrela recentemente.


Esse foi o meu primeiro brinquedo que eu ganhei em 1974, eu tinha apenas 2 anos e ainda bem que meus pais perceberam que nas minhas veias tinham o DNA do desenho, o Espirotot era um jogo de reguas que faziam desenhos incriveis, eu passava horas me distraindo com isso.


Hoje acordei meio nostálgico, voltei as lembranças da minha infãncia e de meus irmãos e primos que aguardávamos ansiosamente pelo dia de Natal. Era tudo surpresa, não tinha esse lance de ir na loja escolher, simplesmente faziamos uma cartinha com 3 opções de que queriamos ganhar. Acima tem alguns brinquedos que me lembrei, colocar todos seria impossível, teria que haver um blog só para isso, mas espero que gostem e traga boas recordações.

You Might Also Like

9 Comments

  1. adorei o post !!!!!

    nossa.. é tão bom rever os brinquedos da infância !!! eu nasci no fim da década de 80.. então praticamente só tive os brinquedos dos anos 90... ahhh.. como é bom ser criança !!! x)
    Agora, o Tamagotchi sim.. que foi uma febre hein! eu tive um de cada cor! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver essa retrospectiva lúdica! Foi possível mostrar para minha caçula alguns dos brinquedos que tive (muitos doei para crianças carentes, poucos - os pequenos -sobraram). Outros meu primogênito curtiu e compramos num relançamento, como aconteceu com o Gênius!

    Um abraço virtual e boa entrada de ano!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa volta ao passado, eu acabei de adquirir um Espiritot da estrela e nem sabia que ele era tão antigo. Eu era fã do Mcgyver, sorte que na época eu não fiquei sabendo desse boneco, senão... Bom Ano Novo pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  4. Faltaram Playmobil,Lego e o Ferrorama.

    ResponderExcluir
  5. O Playmobil, Ferrorama e Lego estão na postagem "Outros brinquedos da infância" que pode ser acessado no fim dessa postagem.

    ResponderExcluir
  6. E os robots, tinha o BAMBô, e outros de lata.Eu tinha um todo quadradão que andava e metralhava todo mundo,esses eram pequenos (20 Cm).
    Meu primo tinha um de plastico,tipo do boneco da Michelin só que esticado, esse tinha uns 40 Cm!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se alguem tem o feijãozinho antigo. Tenho uma conhecida q perdeu o dela numa enchente. Eu queria dar outro de presente pra ela, mas da versão antiga. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho a minha Lu Patinadora até hoje! Mas eu queria ter a coleção das bonecas Lu,que tinham a Esquiadora,Colegial,Bambolê,etc.Mas naquela época,com muito sacrifício,meus pais puderam me dar apenas uma,a Patinadora aí da foto.Alguém aí conhece quem tenha essas bonecas em bom estado de conservação,para vender?Podemos negociar. Meu e-mail é fernanda2626@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. A Barbie dos anos 80 é muito mais bonita do que a atual...

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista