Uma moderna loja infantil em Barcelona

novembro 15, 2010











A bela loja de artigos infantis El conte de la Pilar localizada em Barcelona e projetado pela designer espanhola Elia Felices.
 
Segundo a designer:

"A história de Pilar, localizada em Mataró (Barcelona), é um ponto de venda para todos os tipos de artigos para crianças - é um novo tipo de loja de brinquedos. Cobrindo uma área de 170m2, distribuídos entre o piso térreo e subsolo, é um espaço cheio de magia e surpresas, que parece ter surgido de uma história infantil. Existe um arco-íris e fora de escala de objetos, todos sugerindo o mundo da imaginação. Esta ideia, que é a principal característica do projeto, faz uso de elementos reais para criar um ambiente encantador. O objetivo é entrar num mundo novo que é atraente para as crianças quanto para adultos.

O principal usuário dos produtos vendidos em lojas de brinquedos são as crianças, mas o espaço deve ser uma atração para pessoas de todas as idades. Desde o primeiro momento, procuramos compreender como as crianças vêem o mundo, a fim de criar um espaço que trata de suas preocupações. Projetamos um espaço cheio de elementos que terá adultos de volta à sua infância, um período que todos nós temos vivido, e no qual as crianças se sintam totalmente à vontade e em casa, como se os seus sonhos tinham se tornado realidade.

É impossível não notar a fachada, à primeira vista, e os seus elementos inspirar curiosidade da nossa parte. Trata-se da moldura de um espelho que marca fora do interior e, simultaneamente, nos convida a atravessá-lo para entrar na loja. Outra forma circular se juntou ao arco contém o logotipo iluminado do estabelecimento. O visitante atravessa o quadro para um mundo de fantasia, como na história infantil de "Alice através do espelho". Juntos, estes elementos frontal agem como o limiar, marcando a fronteira entre o nosso mundo e o mundo da fantasia.

As cores que personalizam o projeto são o verde-limão já presentes no quadro da frente e rosa fúcsia. Ambos contribuem para a felicidade, vitalidade e energia para o projeto, além de combinar à perfeição com o branco ao redor de todo o espaço. As cores acima mencionadas dão pequenos toques de fantasia que são complementadas pela iluminação.

Uma vez dentro, o projeto consiste em estilo moderno curvas que melhorar e ampliar o espaço, dando-lhe um espírito que é infantil, mas ao mesmo tempo elegante e medidos. O espaço deste novo tipo de loja de brinquedos é, portanto, distintos de outros estabelecimentos deste tipo, criando uma nova experiência que também é uma atração da loja de brinquedos.

Ao entrar, nos deparamos com o balcão, sob a forma de um bolo grande completo com uma vela. Esta lâmpada projetado exclusivamente dá um belo toque para o bolo gigante, enquanto iluminando-a como uma vela de aniversário seria. O contador é o elemento que nos acolhe, quer para o mundo mágico que nos espera, ou envia-nos de volta ao mundo real, atravessando o quadro novamente para sair da loja. À direita da entrada há algumas grandes figuras abstratas, com as pernas engraçado que funcionam como uma vitrine para manter e mostrar os produtos de pequeno porte.

Após o contador e os casos de exposição, nos movemos para os elementos mais visíveis do lugar. A mostra contém prateleiras em alturas diferentes, que estão sempre abertas para o cliente e que permitem que o produto a ser exibida nitidamente. Quatro arcos sucessivos contribuir profundidade e cores para o espaço e levar o cliente a partir do fim da loja. A iluminação dos arcos consiste de LEDs RGB que oferecem combinações diferentes e gamas de cores que tornam possível para criar o efeito de um arco-íris. Atravessamos o arco-íris como decidimos avançar por todo o espaço.

A luz também é um dos protagonistas do projeto. Junto com estes efeitos de mudança de cores e tonalidades, encontramos pendurado luzes que surgem do teto entre as arcadas, somando mais luz e cor.

Também não devemos esquecer a iluminação técnica, que é tão importante quanto o tipo de decoração e do ambiente. Para a iluminação das prateleiras, usamos alguns holofotes regulável fixado nos telhados dos arcos, criando uma iluminação geral sob o arco e voltada também para as prateleiras certas. Quanto ao resto do espaço, matrizes em branco de holofotes ajustáveis pendem para iluminar áreas mais específicas. Eles estão em cada lado da entrada, acima do contador e mostrar casos, e na traseira, um pouco antes da escada que leva ao subsolo, onde também encontrá-los nas áreas de exposição.

O banheiro está localizado dentro de um bloco prismático verde na parte de trás da loja que nos obriga a ir para a direita e orienta-nos para as escadas. Um mural cheio de formas e cores que pode ser visto a partir da porta corre ao lado de nós como nós vamos até o porão. Ele combina verde, rosa e azul com o carvão negro contra um fundo branco.

No andar de baixo alguns espirram da cor dizem-nos que algo está acontecendo neste espaço subterrâneo. Primeiro chegamos a um espaço aberto para os brinquedos grandes e um outro caso de exposição do arco. Sob o arco, há uma prateleira que nos faz lembrar da moldura de espelho na fachada. Novamente, destaca-se por suas formas sinuosas, mas elegante e por ser rosa como as lâmpadas decorativas que invadem o espaço à frente. Um enorme banco multi-colorido não pode passar despercebido. É uma forma fechada que cria um espaço onde as histórias infantis podem ser contadas. Dá uma luz azul suave, como uma piscina e cria uma ilha onde as crianças podem tornar-se confortável e ouvir histórias, uma atividade oferecida, além da de comprar brinquedos e presentes. Então descobrimos que outras atividades estão disponíveis na cave como parte da nossa aventura neste mundo imaginário, além da oportunidade de comprar os produtos à venda.

Finalmente, devemos ressaltar que todos os móveis são exclusivos e personalizados para este projeto. Este mundo de fantasia criado é inovador e novo em todos os aspectos. 

You Might Also Like

2 Comments

  1. Muito bom ! estou procurando referencias fora do comum para abrir minha loja aqui no Litoral Norte/SP mais precisamente em São Sebastião ! e o melhor que achei até então foi no seu blog !!! parabens inclusive tem ótimos posts !
    TKS

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, a intenção é essa mesmo,informar e inspirar os leitores do blog. Fique ligado, sempre haverá coisas novas por aqui.

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista