Os melhores figurinos do cinema - 2000 à 2009

dezembro 28, 2010




No ano 2000, na 73ª premiação do Oscar, a figurinista Janty Yates leva o Oscar de melhor figurino, com trajes muito bem elaborados do filme Gladiador, que nos levam de volta à Roma antiga.  


 
 O destemido Maximus é um honrado general romano que tem sua família massacrada por recusar lealdade ao inescrupuloso Commodus, filho do imperador recém-assassinado. Vendido como escravo, Maximus utiliza toda a sua genialidade militar para vencer seus oponentes no sangrento Coliseu romano. Destacando-se como gladiador, ele retorna à Roma em busca de vingança.








     Na 74ª Cerimônia do Oscar em 2001, como já era esperado e muito cogitado, o Oscar de melhor figurino ficou mesmo para o filme Moulin Rouge, o figurino luxuoso e bem elaborado que retratava a vida burlesca parisiense do início do século XX foi criado pelos figurinista Catherine Martin e Angus Stratie. Foi uma premiação bem merecida!

    Um elenco incrível de grandes estrelas dá vida à visão magnífica de Baz Luhrmann! Nicole Kidman interpreta Satine, a maravilhosa estrela principal do Moulin Rouge, que com seus truques femininos e números tempestuosos, é a perdição de todos os homens da cidade. Mas Christian (interpretado por Ewan MacGregor), o escritor pobretão que acredita que os únicos verdadeiros valores da vida são a verdad, a beleza e o amor, conquista o seu coração apesar de ela estar prometida para o rico patrocinador da próxima grande atração da casa. John Leguizamo e Jim Broadbent também atuam neste épico estonteante e repleto de música, alegria, tragédia e, acima de tudo, romance. 





       Em 2002, chegamos à 75ª Cerimônia do Oscar e quem levou o Oscar de melhor figurino foi o filme Chicago, um musical da Broadway que foi adaptado para o cinema. A década de 30 foi bem representada pelo rico figurino criado pela figurinista Collen Atwood.

      A promessa de aventura e oportunidades em Chicago fascina Roxie Hart, uma artista aparentemente ingênua que sonha em cantar e dançar, mudando assim sua vida monótona. Seu maior desejo é seguir os passos da famosa Velma Kelly, estrela de Vaudeville. Roxie consegue realizar seu sonho quando alguns passos mal dados colocam ambas, estrela e a aspirante, na prisão, cada uma acusada de um assassinato. Através da desonesta diretora da prisão Mama Morton, Roxie conhece o lendário advogado Billy Flynn, que concorda em defendê-la em troca de honorários exorbitantes. A carreira de Roxie explode, para desgosto de seu mentor. Mas a esperta Velma Kelly guarda algumas surpresas para o segundo ato... 





        Na 76ª Cerimônia do Oscar em 2003, Senhor dos Anéis - O retorno do Rei acaba levando a premiação de melhor figurino, o curioso é que o primeiro filme da trilogia havia concorrido em 2001, mas perdeu para o Moulin Rouge. Os figurinos de Ngila Dickinson e Richard Taylor misturam elementos medievais com a cultura celta criando um aspecto fantasioso tal como nos livros.


         
         
        Começa a batalha final pela Terra-média. Guiados por Gollum, Frodo e Sam continuam sua perigosa missão rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel. Aragorn luta para cumprir seu legado enquanto lidera um exército em desvantagem contra o crescente poder de Sauron, o Senhor do Escuro, a fim de que o Portador do Anel possa cumprir o seu destino. Vencedor de 11 Oscar em 2004, incluíndo Melhor Filme e Melhor Diretor.








          Chegamos em 2004 com 77ª Cerimônia do Oscar, o figurino requintado do filme O Aviador criado pela figurinista Sandy Powell leva a estatueta. As roupas trazem de volta todo o glamour e sofisticação da antiga Hollywood.

          Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário aos 18 anos, depois de receber a herança do pai. Pouco depois, mudou-se para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes apoiou a carreira de vários astros e trabalhou em filmes de grande sucesso. Paralelamente, Hughes dedicou-se a uma de suas maiores paixões, a aviação, e envolveu-se com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale). Essa combinação explosiva fez de sua biografia uma das mais emblemáticas do século vinte. Vencedor de cinco Oscar®, incluindo de melhor atriz coadjuvante para Cate Blanchett.






            Na 78ª Cerimônia do Oscar em 2005,  o filme Memórias de uma gueixa traz ao cinema o estilo oriental com belos e delicados quimonos e leva o Oscar de melhor figurino que foi criado pela figurinista Collen Atwood.


            Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original, John Williams
            " Uma adaptação visualmente estarrecedora do romance best-seller de Arthur Golden..." (Barry Caine, OAKLAND TRIBUNE)
            O diretor de Chicago, Rob Marshall, nos transporta para um misterioso e exótico mundo que exerce grande fascínio. Uma história de Cinderella como nenhuma outra, Memórias de uma Gueixa é estrelado por Ziyi Zhang, Ken Watanabe, Michelle Yeoh e Gong Li. "Com uma fotografia suntuosa, meticulosamente dirigido e com atuações hipnóticas. Memórias de uma Gueixa é exuberante, etéreo e contagiante. Vai deixá-lo sem ar." (Rex Reed, NEW YORK OBSERVER)





              A 79ª Cerimônia do Oscar em 2006, foi um páreo duro na categoria melhor figurino, pois havia os figurinos maravilhosos e altamente competitivos como dos filmes O Diabo veste Prada e Dreamsgirls, mas o luxo e opulência do filme Maria Antonieta levou o Oscar. Os figurinos são de Milena Canonero.

              A vencedora do Oscar® (melhor roteiro original por Encontros e Desencontros, 2003) Sofia Coppola dirige uma eletrizante e ainda intimista narração sobre a turbulenta vida da monarca malvada favorita da história, Maria Antonieta. Kirsten Dunst retrata a jovem princesa destinada a sofrer que se casou com o jovem e indiferente Rei Louis XVI da França (Jason Schwartzman). Sentindo-se isolada numa corte real recheada de escândalos e intrigas, Maria Antonieta desafia a realeza e os plebeus ao viver como uma estrela do rock, o que serviu apenas para selar seu destino.






                Em 2007, chegamos à 80ª Cerimônia do Oscar, mais uma vez a realeza e o luxo levam a estatueta do Oscar com o filme Elizabeth, a era de ouro. Foi um minucioso e brilhante trabalho de reconstituição de época feito pela figurinista Alexandra Byrne.

                A rainha Elizabeth I (Cate Blanchett) busca realizar as tarefas da realeza, ao mesmo tempo em que fica vulnerável devido a um amor proibido. Dirigido por Shekar Khapur (As Quatro Plumas) e com Cate Blanchett, Geoffrey Rush, Clive Owen e Samantha Morton no elenco. Inglaterra, 1585. Elizabeth I (Cate Blanchett) está quase há três décadas no comando da Inglaterra, mas ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Simultaneamente, a Europa passa por uma fase de catolicismo fundamentalista, que tem como testa-de-ferro o rei Felipe II (Jordi Mollá), da Espanha. Apoiado pelo Vaticano e armado com a Inquisição, Felipe II planeja destronar a "herege" Elizabeth I, que é protestante, e restaurar o catolicismo na Inglaterra. Preparando-se para entrar em guerra, Elizabeth busca equilibrar as tarefas da realeza com uma inesperada vulnerabilidade, causada por seu amor proibido com o aventureiro Sir Walter Raleigh (Clive Owen).





                  Em 2008 com a 81ª Cerimônia do Oscar, novamente temos um filme de época com figurinos requintados e elegantes ganhando o Oscar, A Duquesa, teve o figurino criado pelo figurinista Michael O´Connor.


                  Os indicados ao Oscar Keira Knightley e Ralph Fiennes estrelam A Duquesa, uma instigante história real de um opulento mundo repleto de paixão sufocante, cruel traição e exigências repressoras. Amada pela nação mas traída pelo marido, Georgiana Spencer - a Duquesa de Devonshire e "Imperatriz da Moda" - enfrentou uma angustiante escolha entre responsabilidade e amor. Este envolvente retrato da maior sensação da Inglaterra foi muito elogiado tanto pelo público quanto pela crítica. Ela era exuberante. Ela era heróica. Ela era A Duquesa.









                    Em 2009, com a 82ª Cerimônia do Oscar,  podemos ver que a Academia adora premiar filmes que mostram a realeza, luxo, ostentação e opulência, como no caso do filme A Jovem Rainha Vitória, que tem o figurino desenhado por Sandy Powell.

                    A jovem rainha Vitória é um filme de beleza ímpar. Grandioso e emocionante, narra os primeiros anos do reinado mais longo da Inglaterra, quando a rainha Vitória subiu ao trono. Sua ascensão, a relação turbulenta com sua mãe e padrasto, os bastidores do poder, o romance apaixonado e o casamento com seu primo, o Principe Albert. Simplesmente inesquecível.





                      Lembrando que apesar da cerimônia do Oscar ter acontecido esse ano, a Academia sempre coloca a premiação com o ano anterior pois é do período que os filmes que estão concorrendo, por exemplo, os premiados de 2010, só serão conhecidos no ano que vem, quando for divulgado os concorrentes.

                      You Might Also Like

                      0 Comments

                      Sobre Mim

                      Sobre Mim
                      João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

                      Instagram

                      O Blog Virou Revista