Das telonas para os palcos - Filmes que se tornaram musicais da Broadway

janeiro 28, 2011




A Broadway é uma famosa avenida em Nova York onde se concentram vários teatros que exibem musicais que fazem tanto sucesso que acabam se tornando filmes como no caso de Hair, Chicago, Mamma Mia e etc.
Mas o contrário também ocorre, muitas vezes filmes de sucesso acabam indo parar nos palcos da Broadway.
Vamos começar com Mudança de Hábito, que é um filme de 1992 estrelado por Whoopi Goldberg, no qual ela vive a cantora de boate, Deloris Van Cartier. Ela testemunha um assassinato de seu namorado mafioso,consegue fugir e a polícia a manda para um convento, onde disfarçada como a freira Mary Clarence, promove várias mudanças, começando pelo coral. O musical estreiou na Broadway em 2006 e ainda está em cartaz.




A Família Addams saiu dos quadrinhos na década de 30, virou desenho animado nos anos 60 e filme em 1991, com os sombrios personagens Mortícia, Gomez, Wandinha e outras criaturas assombrosas, se transformou em musical da Broadway no ano passado e está em cartaz ainda.




Prenda-me se for capaz, é um filme de 2002 com Leonardo Di Caprio que vive Frank Abagnale Jr, um vigarista que é mestre dos disfarçes e golpes, que vive sendo perseguido pelo agente do FBI, Carl Hanratty que foi vivido por Tom Hanks. O filme foi adaptado e estreiou na Broadway em Julho de 2007.



 Estranho mesmo foi a adaptação de Carrie, a estranha baseado no livro de Stephen King, o filme de 1976 e foi adaptado para musical em 1988. No filme, Sissi Spacek vive Carrie, a garota que é filha de uma fanática religiosa e sofre de bullying na escola, ela descobre que é uma paranormal e na noite do baile de formatura, sua rival Chris Hargenson resolve ridiculariza-la, despejando um balde de sangue de porco na sua cabeça através de uma armadilha no palco. Constrangida com a situação, Carrie com seus poderes, tranca o salão de baile e mata a todos, incendiando o colégio e depois o centro da cidade.
Fiquei imaginando como seria colocar música numa história assim. Esteve em cartaz na Broadway em 2009.



Outra adaptação estranha, foi do Homem Aranha, o herói da Marvel Comics, o filme de 2002 teve Tobey Maguire como Peter Park, o tímido e desajeitado repórter que após ser picado por uma aranha geneticamente modificada adquire super poderes e combate o vilão Duende Verde. 
A peça chegou em 2010 na Broadway e quase foi adiada, depois que o ator principal caiu de uma altura de 6 metro, a peça é considerada a mais cara da história da Broadway, foram gastos 65 milhões de dólares na produção.





Mulheres à beira de um ataque de nervos foi um filme de 1988 do diretor Pedro Almodovar. No filme, Carmem Maura vive Pepa, uma atriz em crise afetiva que é abandonada por seu amante Ivan, no meio dessa situação depressiva, ela acaba dando abrigo para sua amiga Candela que se envolveu com terroristas xiitas e ainda tem Lucia, a mulher de Ivan que aparece no apartamento, armada e que quer tirar satisfações sobre o caso de Pepa com seu marido.




Priscilla, a rainha do deserto é um filme de 1994, que ganhou o Oscar de melhor figurino. Na história, 2 Drags Queens e um transsexual são contratadas para fazer um show e saem de Sidney pelo desertos australianos em seu ônibus, carinhosamente apelidado de Priscilla. O musical da Broadway estará em cartaz em Fevereiro desse ano.


Outra adaptação curiosa foi da animação Shrek de 2001 para a Broadway em 2008. A história todos nós conhecemos, o ogro Shrek e seu amigo Burro falante vão em uma missão para resgatar a princesa Fiona e salvar os personagens dos contos de fadas das mãos do malvado Lord Farquaad.

You Might Also Like

1 Comments

  1. Muito boa a matéria! Adoro musicais e já vou correndo atrás de alguns que desconhecia. Beijos

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista