Design Memphis

maio 20, 2011

Em 16 de Dezembro de 1980, o designer italiano Ettore Sottsass, conhecido por ter criado a máquina de escrever Valentina, em plástico para Olivetti, reúne um grupo de designers e resolvem fundar um movimento cujo o objetivo era criar uma nova estética para a década de 80 que se iniciava, o grupo foi batizado de Memphis, por causa de uma música de Bob Dylan que tocava durante a reunião chamada Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again.
O design Memphis misturou vários elementos do Art Decô, Pop Art,o kitsch do anos 50 e o estilo futurista dos anos 70 tudo isso com os conceitos do "Bom Design" ensinados pela Bauhaus.
O estilo característico da Memphis tem objetos em cores vibrantes contrastando com o preto, são peças que combinam várias formas geométricas, eram criadas propositalmente para serem um modismo mesmo.
A primeira exposição de objetos projetados pela Memphis foi em Fevereiro de 1981 no Salão de Móveis de Milão. Os membros do grupo eram compostos por Alessandro Mendini , Martine Bedin , Andrea Branzi , Aldo Cibic , Michele de Lucchi , Nathalie du Pasquier , Michael Graves , Hans Hollein , Arata Isozaki , Shiro Kuramata , Matteo Thun , Javier Mariscal , George Sowden , Marco Zanini , e do jornalista Barbara Radice.
 A verdade é que se fossemos definir o design dos anos 80, com certeza seria a Memphis, o melhor conceito, pois eles praticamente criaram um estilo que se casou harmoniosamente com o momento vivído naquela década, Memphis é um design New Wave, é a cara dos agitos e exageros dessa década.
Os jovens yuppies, que ingressavam no mercado de trabalho e ascendiam profissionalmente rápido, eram independentes dos pais, tinham seus próprios apartamentos e os móveis da Memphis logo foram parar dentro de suas residências porque eram irreverentes como o visual da Cindy Lauper, eram pop como o Michael Jackson e falavam a mesma linguagem dos videos clipes da MTV. Resumindo era um design  jovem para os jovens dos anos 80.
Em 1985, Ettore deixa o grupo em 1985, que acaba dissolvendo em 1988.


Estante Carlton, Ettore Sottass, 1981

Estante Prisma, Milo Baughman

Luminária Tahiti, Ettore Sottass, 1981

Chaleira Nefertiti, Matteo Thun, 1983

Poltrona Bel Air, Peter Shire, 1982

Cadeira First, Michele De Lucchi, 1983

Membros do grupo Memphis no assento-ringue Tawaraya, Masanori Umeda, 1981

Sofá Marilyn, Hans Hollein, 1981

Mesa Flamingo, Michele De Lucchi, 1984
Brincos criados por Adrian Obuenaga, 1981

Tecidos de decoração

Apartamento com decoração Memphis, totalmente "oitentinha".
Colar com design Memphis
Sapato New Wave
Divã

Castiçais
Mesa de café criada por Milo Baughman

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista