Karim Rashid fala sobre design na 43ª House & Gift Fair

julho 19, 2011



Designer egípcio ministra palestra na maior feira de artigos para casa da América Latina, defendendo que o design é o único diferencial de uma marca

Design: o único diferencial da marca. Este é o tema da palestra que o renomado designer egípcio Karim Rashid irá ministrar no dia 29 de agosto, às 14h00, na 43ª House & Gift Fair, feira de artigos para casa que acontece de 27 a 30 de agosto, das 9 às 19h00, no Expo Center Norte.

Atualmente, os designers desenvolvem seu trabalho a partir de uma perspectiva diferente. Um projeto conceitual evolui com base em uma infinidade de critérios complexos - a experiência humana, social, global, questões econômicas e políticas, interação física e mental, forma, visão e uma compreensão rigorosa da cultura contemporânea. Já a fabricação é baseada em requisitos mais pragmáticos: investimento de capital, participação de mercado, facilidade de produção e difusão, crescimento, distribuição, manutenção e serviço, performance, qualidade, questões ecológicas e de sustentabilidade. Contudo, no ponto de vista de Karim Rashid, a combinação de todos esses componentes deve moldar o produto final, reforçando assim a sua identidade, a sua marca e o seu valor.

Rashid vê o futuro do mundo estético atravessar todas as disciplinas a fim de que a arte, o design, a arquitetura, a moda, a comida e música se fundam para aumentar as experiências e o prazer das pessoas na vida cotidiana. Para ele, design e inovação devem ser inseparáveis e, se as marcas não inovarem, elas morrem. Contudo, estarão as empresas realmente interessadas nas pessoas e na cultura? Os fabricantes estão dispostos a discutir rituais pessoais, as profundezas das relações privadas, o calor da família, os códigos de amor, os sinais das emoções humanas, o respeito pela felicidade, a liberdade, a expressão pessoal, a ecologia, o bem-estar e a existência futura do ser humano? E como elas transpõem estas questões no produto que eles vendem? Na visão de Rashid, as empresas só podem ser holísticas e abrangentes, se eles forem capazes de abordar estas questões. Questões estas abordadas pelo designer na palestra, que acontece com o apoio do Programa Export Plastic.

Os interessados em participar da palestra devem se inscrever pelo site www.grafitefeiras.com.br até 22 de agosto. Vagas limitadas. House & Gift Fair
:: De 27 a 30 de agosto
:: Das 9h00 às 19h00
:: Expo Center Norte. São Paulo - SP

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista