Os rádios dos anos 70

julho 09, 2011

O rádio já teve seu reinado como entretenimento desde que a época que foi inventado até quando a TV chegou e tomou o seu trono, mas ainda sendo uma boa opção para distração para muita gente que gosta de ouvir música e notícias pelo aparelho ou mesmo pela Internet nas milhares rádios online.
Nos anos 70, temos alguns modelos de rádios que brilharam pelo seu design inusitado e de vanguarda que impressiona até hoje e os torna em objetos cult procurados por milhares de colecionadores. Conheça alguns modelos:

O rádio modelo RF-93 da Panasonic, era feito de poliestireno em forma de gota, tinha apenas 11 cm de altura, AM-FM com um display circular super moderno com números e letras em contraste. 

O rádio P-2760B da General Electric, foi apelidado de "sirene de polícia" e "espaçonave" pela sua forma cilíndrica e o corpo de acrílico cujo o interior possuia algumas lâmpadas que acendiam, mas não eram os componentes do rádio, pois eles estavam localizados na base do rádio, isso foi criado propositalmente para maravilhar as pessoas com as novidades tecnológicas da época.

O rádio Panapet R-70 da Panasonic era redondinho e possuia várias cores, tinha os seletores de volume e sintonia que faziam o aparelho parecer a cabeçinha de um robô tornando o produto simpático e desejado por toda família.

O rádio Radio da Isis já dizia com palavras que tipo de aparelho que era, tinha um visual bem Pop Art. Havia uma versão com as letras cromadas também.

O rádio Sky Scope Fashion AM era feito em Honk Kong, era quadrado com dois visores nas laterais no qual poderiam ser inseridas fotos e um sintonizador transparente.

O radio R47A da Panasonic era elegante em plástico com várias opções de cores e com um design "space age", o display era circular e em metal.

O rádio modelo 2001 da Weltron foi apelidado de "Space Ball" pelo seu formato que lembra o capacete de um astronauta. Foi fabricado nas cores branca, amarela e laranja e possuia uma base em borracha para dar estabilidade ao radio.

O rádio Aitron Wrist era um radio cuja base era um aro. Os seletores prateados também faziam o aparelho parecer um robô.

O rádio Novelty da VPI parecia com o Panapet, mas possuia uma alça tiracolo que permitia a pessoa levar o seu som onde quisesse.

O rádio R-12 da Panasonic foi apelidado de "velocímetro" por causa do display, era todo em plástico com detalhes em metal cromado.

O rádio TS-522 da Brionvega com o formato cúbico começou a ser produzido em 1970, com o design retrô em alta novamente, o modelo voltou a ser produzido.

O rádio P-2765A da General Eletric, era redondo sobre uma base cromada que podia ser usada na mesa ou fixada na parede e tinha visual bem "Space Age".

O rádio modelo 8K38 da Lloyds também conhecido como "Hippy", era um radinho de pilha com alças coloridas e psicodélicas com o modismo dos hippies que estava alta naquela época.

O rádio RP-12 da Toshiba era redondinho também possuia uma esfera que era o speaker e outra que era o displat e sintonizador do aparelho.

O rádio Pierre Cardin da Mitsubishi foi criado pelo estilista, existem outras versões com o nome de Electro Band e Luxtone.

Fechando a postagem, temos o famoso radinho de pilha feito em Honk Kong com o mesmo modelo porém com marcas diferente. O que seria dos brasileiros em 1970 sem esse aparelho para acompanhar a Copa no México e ser o Tricampeão mundial.

Imagens: via/via

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista