Dica de Leitura - Entre Tramas, Rendas e Fuxicos

setembro 08, 2011


Dos suntuosos trajes de época desfilados por Yoná Magalhães na novela Sheik de Agadir (1965) à desinibida "moda Bebel" popularizada por Camila Pitanga em Paraíso Tropical (2007), lá se vão mais de quarenta anos. Ao longo desse período, com suas novelas, minisséries, seriados e especiais, os artistas da teledramaturgia da TV Globo reinventaram o Brasil na telinha, povoando-o com personagens que saíram direto da ficção para habitar a memória afetiva do telespectador. Personagens que ajudaram a consagrar autores, diretores e atores ? mas que dificilmente se tornariam tão sedutores sem a colaboração decisiva de uma figura-chave: o figurinista.

Entre Tramas, Rendas e Fuxicos - O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo é um merecido tributo a essa categoria especial de profissionais. Com fôlego enciclopédico, o livro lançado pela Editora Globo tem a marca do ineditismo: nunca o ofício do figurinismo da TV brasileira foi estudado com tamanha ambição e profundidade. Apoiado em incomparável acervo iconográfico, a obra traz 400 páginas recheadas com mais de 200 deslumbrantes fotos de cena e de personagens, além de uma rica seleção de croquis, projetos originais de figurinos, pedidos de costura e imagens de materiais cedidos por profissionais que atuam ou atuaram na criação de indumentárias para a ficção.

Fruto do trabalho desenvolvido pelo Memória Globo (centro de documentação histórica ligado à TV), o projeto do livro envolveu intenso esforço de pesquisa, que incluiu cerca de 40 horas de entrevistas, sobretudo com figurinistas, além da garimpagem num acervo de mais de cem depoimentos feitos por profissionais que ajudaram a fazer a TV do Brasil. Tudo com o objetivo de esmiuçar a atividade dos artistas especializados em criar a indispensável "segunda pele" que ajuda os atores a encarnarem seus personagens. Uma "segunda pele" que aprendemos no livro não se resume ao vestuário, mas se estende à maquiagem, ao penteado e aos acessórios, conferindo ao figurino uma expressão muito mais ampla.

O título surge com vocação para obra de referência indispensável em teledramaturgia, moda, comportamento e história contemporânea. A fim de explicar a função do figurino ao leitor, o livro tem requintes como uma didática galeria de caracterizações "clássicas": sertanejos, personagens de época, bicheiros, mocinhas apaixonadas, figuras cômicas, novos-ricos, gente do campo. A partir de imagens de cena, o leitor é introduzido a uma série de truques utilizados pelos figurinistas, por exemplo, para marcar o caráter de vilões e de heróis, acentuar as diferenças entre a "gêmea boa" e a "gêmea má", contrapôr bregas e chiques ou realçar o registro realista de uma história (como Carga Pesada, na qual Antônio Fagundes e Stênio Garcia se transformam em retratos fiéis de caminhoneiros de carne e osso). Entre essa multiplicidade de caracterizações, é absolutamente imperdível a coletânea das "noivas" que fizeram sucesso na telinha.

A telenovela é, por excelência, uma plataforma de lançamento de tendências de moda. Não por acaso, o livro reconstitui um paralelo entre a os figurinos da TV e a produção dos estilistas em diferentes períodos, relembrando roupas, penteados e acessórios que se tornaram ícones de época, como as meias de lurex de Dancin' Days ou o visual exótico-oriental de O Clone. Em Entre Tramas, Rendas e Fuxicos, o leitor ainda tem a chance de "visitar" os bastidores da Central Globo de Produção, o Projac, cuja fábrica de figurinos confecciona, em média, 1.340 peças de roupa por mês. Boa parte dessa produção acaba abrigada, mais tarde, no chamado "acervão": um depósito com mais de 200 mil itens, entre roupas sapatos, bolsas, cintos, chapéus, gravatas, bengalas, tudo à disposição da criatividade dos figurinistas de nossa Hollywood tropical.


FICHA TÉCNICA

Título: Entre Tramas, Rendas e Fuxicos
Autor: Memória Globo
Editora: Globo
Gênero: Artes
Páginas: 400
Formato: 22,5x26,0cm
ISBN: 9788525043887

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista