Os 55 anos da cadeira Tulip

setembro 15, 2011

Em 1956, o designer Eero Saarinen criou uma cadeira que se virou um ícone na história do design moderno, é a cadeira Tulip. A cadeira possui esse nome por lembrar o formato de uma tulipa, ela possui duas versões, uma com apoio para os braços e outra sem.
Eero Saarinen esperava para produzir a cadeira como uma unidade de uma peça feita inteiramente de fibra de vidro , mas este material não foi capaz de apoiar a base, e protótipos eram propensos à ruptura. Como resultado, a base da cadeira Tulip é de alumínio com um revestimento em plástico para combinar com  a parte superior, dando a aparência de uma única unidade. O assento é moldado em fibra de vidro também revestido em plástico. A almofada de espuma estofada é removível com fecho de velcro.
Não confundir com a cadeira Tulip criada por Pierre Paulin criada em 1965.
A cadeira Tulip fez sucesso ao aparecer no seriado Star Trek nos anos 60, com algumas modificações como apliques de plásticos. Ela virou um verdadeiro hit na decoração do estilo Space Age.




cadeira Tulip em versão prateada comemorativa aos 50 anos



Cadeira Tulip no seriado Star Trek dos anos 60

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista