Os 45 Anos do Edifício Copan

outubro 12, 2011


Um dos ícones da paisagem urbana paulistana, completou 45 anos em 2011. É o Edifício Copan, um símbolo da São Paulo moderna e "quatrocentona", foi inaugurado em 1966, porém seu projeto foi encomendado ao arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 para a ocasião do aniversário de 400 anos de São Paulo em 1954.
Niemeyer projetou um edifício com curvas suaves em forma de S, com "brise-soleil" que além de ter a função de proteção solar, enfatizada as curvas da obra, mas tarde, esse detalhe arquitetônico recebeu várias reclamações dos moradores que dizem que dificulta da limpeza das janelas.
O Edifício Copan possui 115 metros de altura, 1160 apartamentos distribuidos em 6 blocos, é considerado o maior prédio residencial da América Latina e a maior estrutura de concreto armado do Brasil. O prédio possui 2.038 moradores. Possui uma área comercial com 72 lojas no térreo e um cinema que foi ocupado pela igreja Renascer e interditado em 2008. Tem 20 elevadores e 221 vagas para automóveis.
Quem iniciou as obras em 1952 foi a Companhia Nacional de Construção (CNI) e após alguns problemas financeiros, o Banco Bradesco compra os direitos de construção em 1957. Oscar Niemeyer se desinteressa pela obra ao ver que muitas de suas ideias originais não foram atendidas e também teve se ausentar em virtude da construção de Brasilia, o projeto foi passado para as mãos do arquiteto Carlos Lemos.
O edificio brilhou da sua inauguração até os anos 70 quando começou a entrar em decadência, quando o valor dos aluguéis começaram a desvalorizar, transformando o Copan num "cortiço vertical".Nos anos 80, ocorrências policiais eram frequentes aparecem estampadas nas páginas dos jornais paulistanos. Em 1986, essa situação muda, quando os próprios moradores passam à administrar o edíficio ao invés da imobiliária, os proprietários dos apartamentos foram pressionados à não alugarem seus imóveis para pessoas de moral duvidosa.
Hoje no Copan, vivem pessoas de diversas classes sociais e o prédio foi o primeiro a se beneficiar da lei Cidade Limpa que prevê melhorias urbanas e paisagisticas dentro de São Paulo.

Para saber mais, acesse o site oficial do Edificio Copan.














You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista