Os 80 anos do Cristo Redentor

outubro 08, 2011

Os cariocas terão um aniversariante ilustre no dia 12 de Outubro de 2011, trata-se do Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo moderno e um ícone do Brasil e do Rio de Janeiro, que completará 80 anos. O monumento foi idealizado em 1921 para as comemorações do centenário da independência do Brasil. Ao contrário do que se pensa, o Cristo não foi presente da França para o Brasil, como diziam alguns. O dinheiro foi recolhido entre as arquidioceses e paróquias do país inteiro. A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de Abril de 1922 e obras começaram em 1926.
No projeto do Cristo Redentor, estavam envolvidoso engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura).
A estátua do Cristo mede 30 metros de altura e seu pedestal, 8 metros, totalizando 38 metros. Foi construido em concredo armado e revestido com um mosaico triangular de pedra-sabão vinda da cidade mineira de Carandaí.
No dia 12 de Outubro de 1931, à convite de Assis Chateubriand, a iluminação inaugural seria acionada através de um sinal elétrico por Guglielmo Marconi, o inventor do telégrafo e celebridade notável na época, o sinal seria transmitido da cidade italiana de Nápoles, retransmitido por um antena em Dorchester na Inglaterra, porém por causa do mau tempo, tudo teve que ser acionado manualmente por aqui mesmo.
O monumento pela ação do tempo, precisa ser constantemente reparado e restaurado. Ganhou elevadores panorâmicos em 2002, escadas rolantes de acesso em 2003 e  foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2009.
Os direitos de uso comercial da imagem de Cristo no Corcovado pertencem desde 1980 à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra.
 Passados 80 anos, o Cristo continua como num trecho do "Samba do Avião" de Tom Jobim, com os braços abertos sobre a Guanabara.







 Morro do Corcovado sem o Cristo




Cristo Redentor, recém inaugurado em 1931

 Programa Geral da Festa de Inauguração do monumento

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista