Novelas & Moda - Anos 70

novembro 14, 2011

Novela é uma paixão nacional e faz parte da vida do brasileiro, durante meses ficamos torcendo para que a mocinha enfim possa viver sua história de amor. E nada mais natural que o que a mocinha use na novela, acabe virando moda. Até mesmo, as vilãs apesar de serem más tem lá o seu charme que também é copiado. Isso me fez lembrar dos meus tempos de garoto, pois essas roupas usadas na novela, minha mãe usava e também tias, primas e primos usavam.
Vamos ver algumas modas que pegaram nos anos 70:

Começando pela novela Dancin Days de 1978, logo na abertura, apareciam as meias lurex com sandália que virou moda nas pistas de danças e virou matéria na revista americana Newsweek. O figurino da novela é assinado por Marília Carneiro.


Sônia Braga em Dancin Days em 3 momentos fashion: com blusa ciganinha e saia rodada, a blusa "mula manca" com estampa de oncinha e o bustiê com calça jogging de listras nas laterais. O batom vermelho vivo com uma camada generosa de gloss também virou um hit daquela época.

Ainda na novela Dancin Days, Lauro Corona e Lídia Brondi com o jeans "indigo blue" da Staroup. Os rapazes usavam com a barra dobrada e as mulheres usavam a barra dentro da bota com camisa ou camiseta amarrada no peito com um nózinho.

Reginaldo Farias lançou a moda de se usar camisa por dentro da calça jeans em Dancin Days


Todas as mulheres nos anos 70 com certeza, tiveram em seu guarda-roupa, uma blusinha "tomara que caia" de lastex, como usada por Lídia Brondi  e Sônia Braga na novela Espelho Mágico, em 1977

Lucélia Santos na novela Locomotivas de 1977, foi uma grande lançadora de moda apesar de ser uma vilã. Virou moda, a touca de crochê, a bolsa de plástico e a pulseira de medalhinhas que foi emprestada pelo autor da novela, Cassiano Gabus Mendes.

 Elisângela em Te Contei? de 1978 usando vestido rodado e a flor no cabelo, ao seu lado, Kito Junqueira com camisa floral aberta no peito.

Cláudio Marzo usando camisa bordada de laise com colarinho pontudo e Regina Duarte com tiara de pérolas na novela Véu de Noiva em 1969.

Glória Menezes usando um look rebelde na novela Irmãos Coragem, em 1970

Tônia Carrero em 1970 na novela Pigmalião 70 fez tanto sucesso com o seu corte de cabelo em camadas, que ele ficou conhecido como "Pigmalião", mais tarde, o corte de cabelo mudou de nome para "Pantera" em referência ao corte de cabelo da atriz Farrah Fawcett do seriado americano "As Panteras".



Outro modismo de Tônia Carrero em Pigmalião 70 foi o visual "Hippie Chic", ela era uma milionária na trama e sofisticou a moda marginalizada dos jovens da época, usando lenços com estampa de batik, colares de minganças, batas e pantalonas.

Nicete Bruno na novela A Gordinha da TV Tupi em 1970, usando faixa amarrada nos cabelos e colar de miçangas coloridas.

Ainda em 1970, na novela Assim Na Terra Como No Céu, o cintão largo que Renata Sorrah usava virou um acessório da moda.

Também na mesma novela, Dina Sfat usa toquinha de crochê e as mechinhas "pega rapaz" que viraram um sucesso

Regina Duarte na novela Minha Doce Namorada, usava lenço na cabeça e bata hippie em 1971.

A boina, a blusinha de crochê e a mini-saia usado por Regina em Minha Doce Namorada, caiu no gosto popular e virou moda.

Renata Sorrah na novela O Cafona de 1971, usando chapéu de feltro e uma parka, juntamente com o ator Juan de Bourbon.

Outra peça fundamental no guarda-roupa dos anos 70 usado por Renata Sorrah em O Cafona, era o caftã indiano.

Ainda em O Cafona, Marília Pera e seu cabelo na cor "louro sueco" usando um coleira pedantife.

Em 1972, Aracy Balabanian na novela O Primeiro Amor, usava cabelos curtos, óculos de sol enormes cromados e paletó xadrez.

Regina Duarte usava cabelo lisíssimo repartido ao meio e  Francisco Cuoco e Dina Sfat com blusa cacharrel na novela Selva de Pedra de 1972

Betty Faria loura usava o vestido "cache couer" com detalhes de sianinha ao lado de Ziembinski que interpretava a velha Stanislava na novela O Bofe de 1972.

Eva Wilma em 1973 na TV Tupi vivia as gêmeas Rute e Raquel na novela Mulheres de Areia. Virou moda a blusa amarrada da Raquel e o vestido lapela de paletó com cinto largo que a Rute usava.

 Ainda em 1973, na novela Cavalo de Aço da Rede Globo, Tarcísio Meira usava um visual rebelde que virou moda, os sapatos, a calça jeans boca de sino e a jaqueta matelassê.

Ainda na novela Cavalo de Aço, Elizangela com madeixas selvagens e usando bata de sianinha

Bete Mendes em 1974 na novela O Rebu, parecia uma diva com o cabelo "a la garçonne" e colar de bolinhas que dava voltas e era amarrado com um nozinho.


Ainda na novela O Bofe, nos anos 70 havia a moda dos vestidos de festas com decotes bem generosos como usado aqui por Maria Cláudia

 Marília Pera na novela Supermanoela de 1974, lançou a moda de se prender o cabelo com maria-chiquinha.

Ainda em 74, mas na TV Tupi, na novela A Barba Azul, novamente Eva Wilma com a sua personagem Jô Penteado, lança a moda do óculos aviador, lencinho no pescoço, calça boca de sino risca de giz e calçados com salto plataforma de corda.
 

Na Globo, em 1974, na novela O Espigão foi a vez de Rosamaria Murtinho lançar a moda da blusa "cache coeur" com a barriguinha de fora.


Em 1975, Rosamaria Murtinho voltaria a causar sensação na novela Pecado Capital, usando turbante e óculos de sol enormes.

Elizabeth Savalla usando um macacão jeans na novela O Grito em 1975


Ainda em 1975, Sônia Braga como a protagonista da novela Gabriela, lança a moda do batom coral e dos vestidos curtos com estampa floral.

Em 1976, na TV Tupi  temos Eva Wilma na novela A Viagem que lança a moda do vestido longuete com manga cheia.

Herson Capri de costeletas, esbanja sex appeal com a camisa xadrez de poliéster de gola pontuda, jaqueta de couro sintético na novela Tchan, A Grande Sacada da TV Tupi em 1976.

Lilian Lemmertz na novela Xeque-Mate da Tupi com a maquiagem típica da época, olhos marcados com rímel e batom cintilante nos lábios, os cachos nos anos 70 eram modelados com bobs ou baby-liss

Dina Sfat com o colar pedantife na novela Saramandaia de 1976

Em 1977, na novela O Astro, o vilão interpretado por Edwin Luisi usa óculos de sol que virou um sucesso.


Na novela Duas Vidas de 1976, Mario Gomes lançou a moda do colar de miçangas brancas.


Em 1979, na novela Pai Heroi, a calça de pregas com cintinho fininho e o blazer que Elisabeth Savala usava virou moda.

Fonte de pesquisa:Teledramaturgia, Blog Revista Amiga e Novelas, Modaspot, Veja, blog Retrô: Vamos Relembrar, Abril e Memória Globo



You Might Also Like

6 Comments

  1. Muito legal o post sobre o visual e moda Anos 70 na televisão brasileira. Parabéns. Muitas coisas utilizadas naquela epoca, estão voltando com tudo na moda dos dias atuais, porém readaptadas, hehehehe.

    Gostei bastante das observações dos looks masculinos. Parabéns, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Faltou o cabelo de Regina Duarte na novela "Nina", de 1977, exibida no extinto horário das 10 da noite. "Foi um fenômeno!" - diz um amigo meu que acompanhou a novela.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana esse registro histórico de moda, parabéns!! Criei um link no meu blog para essa página, se não se importa. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar o link, divulgação é sempre bem-vinda! Tem mais postagens sobre a moda de antigamente no blog Nostalgiarama, você pode acessar no menu desse blog aqui

      Excluir
  4. Parabéns pelo artigo e pelas fotos! Roubartilhei!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o artigo! Embora não tenha acompanhado nenhuma dessas novelas,pois nasci depois,reconheço que as novelas lançavam muitas modas e tendências.

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista