Mauricio de Sousa une seus personagens aos de Osamu Tezuka para uma Aventura Ecológica

janeiro 25, 2012


A publicação sairá em dois capítulos, a partir de fevereiro

Pela primeira vez na história acontece um crossover entre personagens japoneses e brasileiros de quadrinhos. A revista Turma da Mônica Jovem 43, a ser lançada no final de fevereiro terá simplesmente os personagens mais famosos do “pai do mangá”, Osamu Tezuka e os de maior sucesso de Mauricio de Sousa, lutando pela Amazônia.

Essa junção torna-se mais importante ainda pela proximidade da ECO + 20, evento internacional pela ecologia, organizado pelas Nações Unidas, que acontecerá no Rio de Janeiro, em junho deste ano.

Mauricio e Tezuka ficaram amigos nos anos 1980 e se encontraram algumas vezes no Brasil e no Japão. Pensaram em criar juntos essa história. Mas a morte prematura do artista japonês, em 1989, deixou o plano parado por muito tempo. Até que, há dois anos, houve um contato com a família de Tezuka para retomar a ideia da história em quadrinhos. Tudo acertado, ela será lançada em duas partes, nos meses de fevereiro e março, na revista Turma da Mônica Jovem. Na próxima edição da revista, a de número 42 (que chega dia 26 de janeiro às bancas) já sairá um “teaser” sobre o que virá no mês seguinte.
É a primeira vez que esse intercâmbio acontece entre Brasil e Japão, e mostra a força dos quadrinhos para alertar crianças e jovens sobre a importância da sustentabilidade.

Assim, personagens clássicos de Tezuka, como Astro Boy, Kimba e Safiri (de A Princesa e o Cavaleiro) estarão lado a lado com Mônica, Cebola, Cascão e Magali na luta pela preservação da Amazônia.

“Na época em que conversávamos, a ideia era fazer uma animação juntando nossos personagens. Agora, achamos melhor começar com uma publicação em quadrinhos para depois vermos a possibilidade de produzir um desenho animado também.” – fala Mauricio de Sousa sobre esse fato inédito no mundo.

OSAMU TEZUKA – Como no Japão se fala o sobrenome antes, Tezuka Osamu, nascido em Osaka, em 1928, é considerado o “pai do mangá”, que hoje faz sucesso em todo o mundo. Desenvolveu a produção de “animês” de grande audiência nas televisões de todo o planeta, como: Kimba, o Leão Branco, Astro Boy, e A Princesa e o Cavaleiro. Ainda estudante de medicina, sua carreira de desenhista começou em 1946, publicando o YONKOMA O Diário de Ma-chan, no jornal infantil Shokokumin Shimbun. Em 1950, mudou-se para Tóquio e conseguiu publicar seu primeiro sucesso Jungle Taitei (Kimba, o Leão Branco, no Brasil). Mas a projeção maior foi comTetsuwan Atom (conhecido também por Astro Boy), que lhe possibilitou criar um estúdio de animação próprio e produzir uma das primeiras séries de animação japonesa, que influenciou toda uma geração de desenhistas de seu país e do mundo. Faleceu em 1989, aos 60 anos.

MAURICIO DE SOUSA - Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu em 1935. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970 lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini, que publica suas revistas desde 2007.
O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa, e suas criações já chegaram a mais de 120 países, em 50 idiomas. Seu recente lançamento, Turma da Mônica Jovem, de 2008, é considerado o maior sucesso na área de quadrinhos dos últimos 30 anos – só as quatro primeiras edições venderam, juntas, mais de 1,5 milhão de exemplares.

Via: Way Comunicações 

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista