Os 45 Anos da Cadeira Panton

fevereiro 17, 2012

Em 1967, surgia uma cadeira de formas sinuosas feita de plástico que iria revolucionar a história do design mundial. É a cadeira Panton, a primeira cadeira de plástico injetado se tornou um clássico, originalmente as primeiras ideias começaram em 1959 pelo designer Verner Panton,  foi em 1967 que a cadeira tomou forma e saiu do papel, ela foi produzida pela Vitra, que continua produzindo até os dias atuais. 
Os primeiros modelos eram moldadas em fibra de vidro, mas em 1968, começaram a produção dos modelos em plástico injetado. Possuia várias cores nos anos 60, hoje em dia, ela é encontrada apenas nas cores: vermelha, preta e branco. Existem muitas imitações e cópias, mas  a legítima cadeira Panton da Vitra possui a assinatura de Verner Panton em baixo relevo na base.
A cadeira Panton tem o formato de um S, seu design é atemporal, atravessando décadas causando o mesmo impacto visual e frisson que causava nos anos 60 e passaram mais algumas décadas e ela continuará sendo uma peça antológica e cheia de charme.  E como sempre eu digo: "O Bom Design não morre jamais".




Verner Panton na fase de prototipagem da cadeira Panton em 1967



Cadeiras na igreja de St. Bartholomew





Sra. Panton sentada na cadeira criada por seu marido

"How to undress in front of your husband", série de fotos com Amanda Lear feitas pelo fotógrafo Brian Duffy

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista