Dica de Leitura - Os 100 Livros que Mais Influenciaram a Humanidade

abril 23, 2012

Hoje é Dia Internacional do Livro e a dica de leitura hoje, só poderia ser um livro que fala sobres livros.


Quais são os 100 livros que mais influenciaram a humanidade? Aqueles que alteraram de forma radical o curso de nossa civilização, quer tenham dado forma à religiões praticadas por milhões de pessoas (a Bíblia, o Corão), atingido o ponto máximo da expressão artística (A Ilíada e A Odisséia, de Homero, O Príncipe Fólio, de Shakespeare, aberto caminho para descobertas cientìficas importantíssimas (A Origem das Espécies Através da Seleção Natural, de Darwin, A Teoria da Relatividade, de Einstein), mudado a compreensão humana sobre a sua própria natureza ( A Interpretação dos Sonhos, de Freud, Além da Liberdade e Dignidade, de Skinner), ou mesmo o panorama global da política (A República, de Platão, O Príncipe, de Maquiavel).
Nenhum autor havia tido, até agora, coragem suficiente para identificar e analisar os 100 livros que mais influenciaram a história da humanidade.
Este livro é o resultado de uma vida inteira dedicada ao estudo das grandes obras da literatura, filosofia, ciência e história. O responsável por tamanha dedicação, Martin Seymour Smith, dispõe de uma rara habilidade para nos mostrar o que há de mais essencial no pensamento do mais elevado nível de cada período histórico, tornando-o acessível ao leitor comum. Para cada um dos 100 verbetes (listados cronologicamente), ele nos fornece:
- Um pano de fundo e uma visão geral do texto abordado;
- Fatos pouco conhecidos sobre o autor e o processo de criação da sua obra;
- Uma discussão empolgante a respeito dos fatores que justificaram a inclusão da obra analisada entre os 100 livros mais influentes; e 
- Uma análise minunciosa das consequências que cada um dos 100 livros exerce atualmente em nossas vidas.
Este livro consegue atrair a nossa atenção de diversas formas: como um guia espirituoso e informativo no que concerne à evolução do pensamento, desde a invenção da escrita até os nossos dias; uma obra de referência que os leitores podem consultar para descobrir fatos e opiniões sobre os livros mais influentes ao longo da História; um controverso e interessante catalisador para um debate informal sobre as inclusões, omissões e juízos do autor; e um estímulo à procura dos textos originais em si, quando o leitor os desconhece - ou para, sob um diferente prisma, voltar a ter contato com eles (o autor fornece uma bibliografia indicando edições que podem ser facilmente encontradas). 
Não importando que juízo se faça dele, encontra-se aqui um notável trabalho de erudição que toda pessoa letrada deveria ler. Ele entretém enquanto esclarece e coloca sob uma nova perspectiva a evolução do conhecimento ao longo destes milhares e milhares de anos.


Autor: Seymour - Smith, Martin
Editora: Difel
I.S.B.N.: 8574320250
Cód. Barras: 9788574320250
Reduzido: 102960
Altura: 24 cm.
Largura: 16 cm.
Profundidade: 3,5 cm.
Acabamento : Brochura
Consumível : NÃO
Edição : 1 / 2002
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 680

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista