Os 40 Anos da Atari

junho 28, 2012

Exatamente hoje há 40 anos, era fundada a Atari por Nolan Brushnell e Ted Dabney, a palavra "Atari" é de origem japonesa e significa "acertar no alvo". No início, a empresa fabricava fliperamas do tipo "arcade" que eram uma verdadeira febre nos anos 70. 
Em 1977, era lançado o primeiro console de vídeogame que viria a se tornar um ícone dos anos 80: o Atari 2600. No Brasil, o videogame que utilizava cartuchos, foi comercializado em 1983. A Gradiente adquiriu os direitos de produzir o Atari em nosso país. Assim como no resto do mundo, foi um sucesso de vendas entre 1984 e 1986. Eu mesmo, ainda tenho o meu bom e velho Atari guardado com alguns cartuchos, o meu console, eu não vendo, não troco e nem dou. 
Mas o sucesso não duraria muito, nos anos 90, a empresa não conseguiu competir com o Master System e as vendas começaram a cair. 
Em 2001, a Atari foi vendida para Infogames, que adquiriu os direitos de usar a marca e o nome.


As ilustrações que vinha nos rótulos dos cartuchos estimulava a imaginação, apesar das figuras toscas serem de 8 bits. Era muito bom, eu me recordo que no colégio, que a garotada costumava trocar os cartuchos   nos fins de semana.
Veja abaixo e mate a saudade das imagens de alguns cartuchos da Atari.























Atari 5200


Atari 7800


Atari XE

Atari Lynx


Atari Jaguar

Atari Flashback






You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista