Editora Abril lança Antologia completa nos 70 anos de Zé Carioca

novembro 05, 2012


É a primeira vez que uma publicação reúne todas as tiras do papagaio da Vila Xurupita, que ganha duas aventuras inéditas - o que não ocorria há mais de dez anos


Depois do Pato que inaugurou as publicações da Editora Abril completar sete décadas, é a vez do mais célebre personagem de HQ já criado no Brasil virar setentão: Zé Carioca, o mais clássico de todos comics tupiniquins, fez sua estreia no longa dos Estúdios Disney “Alô Amigos” em 1942. Para comemorar essa data, a Editora Abril fará uma coletânea de todas as histórias já publicadas ao longo deste tempo, algo que nunca foi feito antes.

São dois volumes de 300 páginas cada, sendo que o primeiro está nas bancas desde o dia 30 — exatamente um mês depois, a segunda edição desembarca. No total, 103 tiras serão republicadas com as cores originais com que foram lançadas. A Abril reuniu um time de especialistas que devotaram cerca de dez meses a uma pesquisa minuciosa para conservar os mesmos tons vintage de gibis de décadas passadas.

Zé Carioca viverá novas histórias 
Decerto, a coleção encherá de nostalgia gerações inteiras influenciadas pelos quadrinhos Disney, e fará um importante trabalho em resgatar aos leitores mais jovens este valioso legado da produção brasileira de HQ. Fato, porém, é que a Editora Abril dará um passo adiante ao publicar as primeiras histórias inéditas de Zé Carioca em mais de dez anos. Quem assina os roteiros são dois desenhistas que escreveram algumas das mais célebres histórias no apogeu do gibi de Zé Carioca aqui no Brasil, durante os anos 70, 80 e 90, Arthur Faria Jr. e Luiz Podavin. A Editora Abril passará a publicar histórias inéditas da Vila Xurupita a partir do 1º trimestre de 2013.

Coleção traz curiosidades especiais 
Como se trata de uma coleção especial, o leitor é brindado com uma introdução que traz detalhes sobre a fatídica viagem de Walt Disney ao Brasil em 1941 — como parte da “Política da Boa Vizinhança” implementada junto à América Latina pela CIA — e curiosidades sobre o processo de criação do personagem. Muito se especula sobre qual brasileiro inspirou os estúdios Disney a desenvolver a personagem; a hipótese mais surpreendente alega que, não obstante seu nome, os desenhistas se basearam na figura de um paulista: o músico José do Patrocínio Oliveira, o Zezinho, crucial para que fossem elaborados os movimentos e trejeitos que seriam empregados na animação “Alô Amigos”.

Zezinho tocou com Carmen Miranda em vários de seus sucessos holywoodianos, e ela mesma o indicou a Walt Disney para dublar Zé Carioca. Disney falava que o músico tinha até “nariz de papagaio”; segundo ele, os artistas do estúdio pediam a Zezinho andar, sambar e rebolar para estudarem seus movimentos — ao que o músico respondia: “Mas eu não sei rebolar, eu sou paulista!”

Via: RLC Comunicação e Ideias

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista