O Cinquentenário da Luminária Lava

janeiro 25, 2013

Em 1963 começa a produção de um ícone dos anos 60 e da psicodelia, trata-se da luminária Lava  ou Astro como foi chamada por algum tempo. A história dessa luminária começa em 1948, quando Edward Craven (1918-2000) estava em um bar e observava o funcionamento de um timer para cozimento de ovos, era uma ampulheta com uma bola de cera no interior, quando a água fervia, a bola derretia e subia, indicando que os ovos já estavam cozidos. Partindo daí, ele começou o projeto da luminária, no qual ficou trabalhando por uma década. 
Finalmente ele criou a luminária em formato de um foguete que continha em seu interior, água e cera colorida que era uma massa dura enquanto a lâmpada estivesse apagada, mas ao acender, em 20 minutos, derretia a cera que subia formando desenhos abstratos. 
A produção das peças foi feito pela Crestworth e a patenteou em 1964. A luminária Lava foi um sucesso entre os jovens rebeldes da década 60, se tornado um item obrigatório na decoração das pessoas mais moderninhas e de "mente aberta", mas mal vista pelas pessoas mais conservadoras que via o objeto como uma apologia às drogas e a vida promíscua.
Nos anos 80, a luminária virou um objeto brega e de mau gosto e as vendas despencaram, levando a empresa à beira da falência, até que nos anos 90, foi comprada por um casal com novas ideias, o qual alavancaram as vendas de 25 mil para 500 mil unidades por mês. De objeto cafona nos anos 80, a Lava se torna uma peça cult até os dias de hoje.




Edward Craven e suas criações



You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista